• Home
  • Companhia
  • Modelo de Negócios
Tenda
Alea

Modelo de negócios

  • Nosso modelo de negócios é sustentado por quatro pilares que juntos potencializam o ciclo de conversão de caixa através de processos eficientes de construção, vendas e contas a receber:

  • 1ª Pilar – Lançamento contratado: iniciamos as vendas quando o empreendimento está devidamente enquadrado e aprovado pelas instituições financeiras habilitadas para atuar no Programa Casa Verde e Amarela, evitando riscos de financiamento e possibilitando a venda repassada (ou repasse na planta).

  • 2º Pilar – Venda repassada: todos os nossos empreendimentos estão enquadrados na modalidade crédito associativo, permitindo que o cliente assine o seu financiamento com as instituições financeiras (“repasse”) ainda no estágio inicial de obra, reduzindo o risco de cancelamentos (“distratos”) e acelerando o ciclo de conversão de caixa.

  • 3º Pilar – Venda em lojas próprias: a venda repassada exige um conhecimento especializado, acreditamos que a força de venda própria com os incentivos corretamente alinhados potencializa a experiência do cliente ao comprar seu imóvel.

  • 4º Pilar – Método construtivo padronizado: a abordagem industrial permeia nosso modelo de negócio, projetos altamente padronizados utilizando o método construtivo de parede de concreto com forma de alumínio nos permite melhorias contínuas tendo um ciclo construtivo rápido, otimizando custos, minimizando desperdícios e trazendo uma maior eficiência na gestão do capital empregado.

Tenda (Forma de Alumínio)

  • A industrialização da construção civil faz parte do nosso DNA, desde 2013 a Tenda desenvolve projetos utilizando a tecnologia de parede de concreto com forma de alumínio potencializando o ciclo construtivo que é mais ágil comparado ao tradicional método de alvenaria estrutural.

imagem
  • As formas de alumínio atuam como uma estrutura provisória, cujo objetivo é moldar o concreto fresco até que o material adquiria resistência suficiente para a desforma. Com processos bem planejados desde a montagem até a desmontagem da forma, adquirimos ao longo dos anos expertise em incorporar conceitos da engenharia de produção para engenharia civil ganhando produtividade nos canteiros de obra.

Evolução do Custo de Construção da Tenda

Dez 2013 = 100

imagem
  • Presente em 10 regiões metropolitanas e com mais de 120 mil unidades entregues ao longo da história, a Companhia produz apartamentos de 40 m² dispondo de 2 dormitórios, sala, cozinha e banheiro enquadrados no grupo 2 do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA).

Tour Virtual

Regiões de Atuação

RegiõesoriginaisExpansõesdesde2017CEPEBAMGAMACROMTMSSCTOPAAPRRMAPIRNPBALSEESRJ(SP)(GO)(DF)RSPR

Alea (Painéis de Wood-Frame)

  • O modelo de negócio da Tenda, que consiste em construir apartamentos em grandes regiões metropolitanas usando a tecnologia construtiva de parede de concreto com forma de alumínio, demostrou-se vencedor ao longo da trajetória de reformulação da empresa iniciada 2012.

  • No entanto, esse método construtivo exige anualmente uma demanda mínima produtiva local para ser economicamente viável. No Brasil, existem 13 regiões metropolitanas que viabilizam essa continuidade produtiva, a Tenda está presente em 10 dessas regiões com previsão de operar nas demais ao longo dos próximos anos.

  • A Alea nasce com o objetivo de endereçar o crescimento da Companhia através da construção off-site, que consiste em produzir as unidades habitacionais em um ambiente fabril realizando somente a montagem no canteiro de obra.